Assumir competências de chefia, nem sempre significa ter competências de liderança. No entanto, são os líderes que conseguem levar a sua equipa a atingir os resultados necessários à organização. Os chefes, por definição, limitam-se a dar ordens.
Medidas que revelam competências de liderança:
Pedir feedback: ouvir a opinião dos outros sobre o estilo de liderança pode dar pistas úteis sobre o que tem de ser melhorado e o que é uma boa prática a manter. No entanto, é preciso dar abertura suficiente aos colaboradores para saberem que podem ser honestos sem medo de represálias pelas suas opiniões
Não se limite a dar ordens: deve desenvolver o trabalho e apoiar os colaboradores nos momentos em que estão com dificuldades. Limitar-se a dar ordens sem contribuir para encontrar soluções não fará o trabalho avançar
Confiar: um líder deve delegar responsabilidades e confiar nos seus colaboradores, não pode tentar controlar todos os passos e actividades da equipa
Estar disponível: os seus colaboradores devem saber que podem falar consigo e que os vai ouvir. Os líderes têm de ter capacidade de comunicação e de gerar empatia
Ser construtivo: criticar de forma negativa e emocional não contribuirá para a melhoria do trabalho, um líder deve ser capaz de fazer críticas de forma construtiva, ou seja, motivando os seus colaboradores a aprenderem com os erros e a superarem-se
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