Pesquisar neste blogue
terça-feira, 7 de setembro de 2010
Conheça a actuação do Fisioterapeuta no domicílio
O fisioterapeuta trata e/ou previne perturbações do funcionamento músculo esquelético, cardiovascular, respiratório e neurológico, actuando igualmente no domínio da saúde mental;
A sua intervenção processa-se numa perspectiva bio-psico-social e tem em vista a obtenção da máxima funcionalidade dos utentes;
No seu desempenho, com base numa avaliação sistemática, planeia e executa programas específicos de intervenção, para o que utiliza, entre outros meios, o exercício físico, terapias manipulativas, electroterapia e hidroterapia;
Desenvolve acções e colabora em programas no âmbito da promoção e educação para a saúde;
Actua, essencialmente em, hospitais, centros de reabilitação, centros de saúde, estabelecimentos termais, departamentos de saúde ocupacional de empresas, estruturas desportivas, escolas, instituições de ensino especial e instituições de apoio a idosos.
Retirado de: "Ensino dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica",
Ministério da Saúde, Departamento de Recursos Humanos da Saúde, Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, Lisboa, Novembro de 1989 (in apfisio@apfisio.pt - Associação Portuguesa de Fisioterapeutas, 2004)
A fisioterapia procura a identificação e maximização do potencial de movimento e funcionalidade, no contexto da promoção, tratamento e reabilitação.
O Fisioterapeuta procura envolver o utente e a família no estabelecimento de objectivos e metas no sentido do aumento da funcionalidade e qualidade de vida dos utentes que recorrem aos seus serviços.
O exercício profissional do fisioterapeuta compreende a avaliação funcional do utente a partir da história clínica, exames complementares de diagnóstico e testes específicos de forma a atingir um diagnóstico, resultante do processo de raciocínio clínico.
De seguida, são estabelecidos objectivos (ex. diminuição da dor, aumento da força muscular, amplitudes articulares, melhoria da marcha, coordenação, equilíbrio, … ) de forma a delinear um plano de intervenção, efectuando adequações sempre que necessário.
O médico inicialmente atendia os seus pacientes deslocando-se ao domicilio, frequentava a casa das pessoas, convivendo assim em momentos significativos da vida familiar (doenças, casamentos, nascimentos, conflitos) e também compartilhando os seus segredos;
Isto teve especial importância no final do século XIX e início do século XX, quando os recursos terapêuticos eram limitados e colocar a pessoa doente na cama era o tratamento mais utilizado.;
Este foi o período em que possivelmente os antigos médicos de família desenvolveram sua fama, pois diante desta realidade de escassos recursos terapêuticos, sentavam à beira da cama dos doentes, ouvindo, apoiando e ajudando-os à enfrentar as dificuldades;
O aumento da solicitação do atendimento domiciliar é um fenómeno observado em diversos países, devido ao crescimento da população idosa no mundo e, simultaneamente, ao aumento do número de idosos incapacitados.
Sendo que na maioria dos atendimentos domiciliares o paciente possui doença crónica.
A Organização Mundial da Saúde define Assistência Domiciliar como “a provisão de serviços de saúde por prestadores formais e informais com o objectivo de promover, restaurar e manter o conforto, função e saúde das pessoas num nível máximo, incluindo cuidados para uma morte digna.
Serviços de assistência domiciliar podem ser classificados nas categorias de preventivos, terapêuticos, reabilitadores, acompanhamento por longo tempo e cuidados paliativos”.
O Atendimento Domiciliar é um serviço oferecido aos pacientes que apresentam dificuldades para realizar o seu tratamento fisioterapêutico em clínicas, Hospitais e Ambulatórios de Saúde.
Seja por motivos de transporte, tempo, distância ou condições físicas, entre outros.
Ao ser observada a melhoria do paciente e a possibilidade de se dirigir ao ambulatório o fisioterapeuta deve encaminhar o paciente para que ele possa interagir com a sociedade não ficando restrito apenas ao ambiente familiar.
Vantagens
Atendimento Personalizado;
A reabilitação é feita no conforto do próprio lar, sem ter que se deslocar;
A orientação do tratamento é feita pelo paciente e pelo Fisioterapeuta;
O horário do tratamento é definido pelo paciente e pelo Fisioterapeuta;
Economiza tempo e dinheiro em transportes;
O Fisioterapeuta leva consigo todo o material necessário para o tratamento
Código de Ética a cumprir pelo Fisioterapeuta em relação ao Atendimento Domiciliar
Prestar assistência ao paciente respeitando-o independentemente da sua condição socio-económica;
Respeitar a intimidade do paciente;
Manter sob sigilo informações que lhe foram fornecidas pelo paciente ou presenciadas no ambiente domiciliar;
Informar ao paciente sobre o seu diagnostico e prognóstico e o objectivo do tratamento;
Respeitar o direito do paciente aceitar ou não o tratamento proposto;
O fisioterapeuta não pode negar assistência, em caso de urgência;
O fisioterapeuta não pode abandonar o paciente a meio do tratamento, sem garantia de continuidade de assistência, salvo por motivo relevante.
O atendimento domiciliar é imprescindível ao trabalho de atenção primária do profissional de fisioterapia, pois é quando nos deparamos com a realidade das pessoas, vivenciando as suas actividades de vida diária, as suas limitações que conseguimos proceder a um encaminhamento e orientação, pertinentes a cada caso.
Quer isto dizer que aqui o Fisioterapeuta vai realizar o seu diagnóstico baseando-se também na realidade em que o paciente está inserido, visando à promoção, à manutenção e reabilitação da saúde.
Relação Fisioterapeuta-Paciente
O atendimento domiciliar de fisioterapia tem na sua essência uma maior aproximação com o paciente e dos seus valores, facilitando uma melhor e mais ampla abordagem terapêutica.
Nesta relação tudo depende do paciente que enfrentamos e do profissional, ou seja, vai depender dos intervenientes e não tanto do espaço onde os intervenientes se encontram.
A verdade é que a família nestes casos também vai ser responsável pelo sucesso do tratamento de Fisioterapia, no sentido em que quando Fisioterapeuta não está o aconselhamento e até mesmo a conduta do paciente vai ser conduzida pela própria família - Cuidadores de Saúde.
O Papel da Família do Paciente
O papel da família no que respeita ao sucesso do tratamento tem como base o aconselhamento por parte do Fisioterapeuta perante a situação do paciente, ou seja, o que deve estimular e o que deve evitar, por exemplo.
Devem ser proporcionados os conhecimentos e informações essenciais aos prestadores de cuidados no domicílio, de preferência acompanhados de um documento escrito que o doente poderá consultar em sua casa.
Prestar assistência domiciliar não é apenas concretizar uma modalidade de assistência à saúde, mas sim tornar possível às pessoas experienciarem uma nova forma de atenção à saúde, aliada ao conhecimento e à tecnologia.
É realizar assistência baseada na realidade de cada indivíduo, proporcionando cuidado individualizado e mais humano.
A recuperação e a reabilitação podem ser realizadas de forma mais segura e eficaz, proporcionando um conjunto de cuidados baseados também na realidade em que o paciente vive e, como esta irá ser realizada uma melhor avaliação das suas reais necessidades.
O atendimento Fisioterapêutico ao domicílio assume muita importância por ser um atendimento precoce, mas não é o atendimento domiciliar que vai determinar um maior sucesso.
Ou seja, o sucesso vai ser determinado pela possibilidade de se tratar um paciente com mais tempo independentemente do local.
Assim é possível a reinserção social e profissional destes pacientes e que desta maneira voltem a realizar as suas actividades diárias.
A falta de informação sobre a Fisioterapia Domiciliar em grupos específicos de pacientes impede uma acção eficiente de ampliação e promoção deste tipo de atendimento.
Sites URL:
http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/variedades/atendimento_fisio_elieser.htm;
http://www.fisiohomehealth.weebly.com/fisioterapia.html;
http://www.chakalat.net.atendimenopersonalizado.html.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostou do meu Blog? Envie a sua opinião para lmbgouveia@gmail.com