Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Um exemplo !!! Muitos Parabéns Damião


Porque só se vive uma Vez! Damião da Silva Pacheco

O meu nome é Damião Pacheco, tenho 42 anos e venho aqui deixar o meu testemunho que tudo na vida é possível e que não acontece só em programas de televisão.
Em Julho de 2011 fui com a minha família de férias e pela primeira vez na vida senti vergonha de mim mesmo, não tenho qualquer problema em assumir, mas foram umas férias terríveis. Estava com 172 Kg, sim isso mesmo pesava 172 Kg, desde crianças a chamarem os pais e a comentarem: “oh pai olha aquele homem que gordo”, a ser o certo de atenções na praia, passei por tudo, mas foi aí que tudo mudou também.
Na viagem de regresso disse á minha filha que iria entrar num ginásio e que iria emagrecer, que estava cheio de ser o centro de atenções, e que ela iria sentir muito orgulho no Pai.
No dia 21 de Julho de 2011 entrei eu pela primeira vez no ginásio, e novamente senti o olhar das pessoas, mas eu sabia que tinha objectivos para atingir e que não iram ser os olhares dos outros sócios que me iam fazer desistir. Nesse mesmo dia caminhei 20 minutos na passadeira, a uma velocidade de 4, lembro-me que mal cabia dentro na passadeira afinal eram 172 Kg.
Sabia que a actividade física era importante, mas só por si não chegava, pelo que comecei a comer saudável, sim apreendi a comer saudável, porque a dieta é para pessoas doentes, aprendi a comer bem e a horas, dos 7 pães que comia diariamente passei para um de manha, passei a comer muita fruta e arranjei uma nova amiga, a minha indispensável sopa.
 Nos meses seguintes fui aumentando o volume de treinos, cheguei a treinar duas e três horas diariamente e passados 4 meses, ou seja em Novembro de 2011, eu já tinha perdido 45 Kg, já me sentia outro homem, a auto-estima estava a voltar. Cada dia que passava eu acreditava mais em mim e comecei a praticar atletismo.
Em Dezembro de 2011, comecei a frequentar as aulas de RPM no ginásio, e foi numa aula dessas que eu tive o click que precisava para continuar a minha luta contra a balança, estava eu na aula a trabalhar ao meu ritmo quando o professor proferiu esta frase:
- “Vamos Damião que só se vive uma vez”
Estas palavras bateram fundo, foi o “doping” que precisava, sai dessa aula a pensar que o professor NUNO MARQUES, tinha razão e então o meu lema a partir desse dia foi;
- “ SE SÓ VIVE UMA VEZ, ENTÃO ESSA VEZ TERÁ QUE SER O MAIS LONGA POSSIVEL”
Aprendi com ele a fazer de cada treino a ultima oportunidade, para ficar cada vez mais forte e saudável e como ele diz mais bonito, pelo que desde já lhe agradeço todo o apoio e motivação que me transmitiu.
Voltando a corrida em Dezembro de 2011 prometi a minha filha e sobrinha, que iria participar na corrida do dia do Pai em Março 2012 (10 Km) e que iria terminar abaixo de uma hora, foram 4 meses de treinos para chegar ao dia da prova na melhor forma possível.
Finalmente chegou o dia da prova 18 de Março de 2012, já tinha perdido cerca de 60 kg, mas continuava com bastante peso, mas não podia falhar, parti com o objectivo de terminar a prova nem que fosse a passo, mas os 4 meses de treino deram resultados e consegui terminar a prova de 10 Km em 59:56, conseguindo os dois objectivos, ou seja concluir a corrida sem parar e abaixo da uma hora.
Na meta e tal como prometido estava a minha filha juntamente com a prima, senti orgulho em mim próprio, finalmente a vergonha começava a transformar –se em orgulho, a minha inimiga balança começava a ser minha amiga, pois cada vez que me pesava ela descontava umas gramas, e cada grama era uma batalha vencida na minha guerra.
 O “bichinho” das corridas entrou em mim, para nunca mais sair, tratei de saber logo qual era a prova seguinte para me inscrever, pois bem era a corrida da selecção nacional, ou seja, 8 Km concluídos em 39:37h
 Estava pronto para desafios maiores e a próxima corrida foi a corrida de S. João em 16 de Junho de 2012, eram 15 Km que tinha pela frente, mais uma vez terminei a prova sem parar um segundo que fosse, sempre no meu ritmo e acabei por a concluir  em 01:26:55.
 Por essa altura foi criado o Clube de corrida no ginásio, do qual passei a fazer parte, tendo desde então melhorado muito os meus resultados. Comecei a preparar a Meia Maratona da Cidade do Porto, ou seja num ano evoluí dos 20 minutos na passadeira com 172Kg, para os 21 Km da meia maratona com 105 kg.
No dia 16 de Setembro de 2012, estava pronto para a minha primeira experiência na meia maratona, os objectivos eram: mais uma vez concluir a prova e se possível abaixo das 2 horas. Lembro-me que na altura estava bastante calor, mas a palavra “desistir” nunca me passou pela cabeça, e assim consegui concluir a prova em 01:58:11h.
Seguiram-se várias provas ainda em 2012, corrida dos ossos saudáveis (6 Km), Family Race (16 km), corrida dos Asses Valboenses (8 Km), esta ultima  teve um sabor especial pois foi realizada na minha terra natal e foi bom voltar a correr nas ruas onde passei minha infância, logo a seguir foi a volta a Paranhos (10 Km) e finalmente a S. Silvestre do Porto (10Km)  que acabei por terminar em 48:54h, ou seja entre Março e Dezembro tirei  11:02 no 10 km.
No ano de 2013 já participei na Meia Maratona de Viana do Castelo em Janeiro, debaixo de uma chuva intensa consegui tirar 15 minutos ao tempo que tinha realizado em Setembro, terminando a prova em 01:43:26h, sendo que este tempo só foi possível dado o excelente trabalho que realizamos no grupo de corrida, onde o professor Nuno Marques, professor este que se tornou um bom amigo, tem tido um papel muito importante quer no tipo de treinos, quer na motivação e fundamentalmente no excelente espírito de equipa que nos transmite em todos os treinos/provas.
Para completar um ano de corridas participei novamente na corrida do dia do Pai no passado dia 17 de Março, tendo terminado a corrida em 45:54, ou seja num ano terei quase 15 minutos ao tempo que tinha conseguido no ano anterior. O facto de ter encontrado uma Equipa espectacular, onde treinamos em conjunto e celebramos os êxitos e vivemos os momentos menos bons dos colegas como se fossem nossos, dá-nos mais garra para nunca falar ao treino, a estes colegas maravilhosos e POTEENTES: o meu OBRIGADO.
Pois é caros Amigos Atletas, a esta hora devem estar a perguntar qual o meu peso actual?
É com muito orgulho que vos digo que actualmente peso 90 Kg, que em 20 meses perdi 82 Kg, isso mesmo 82Kg, só com desporto e uma alimentação saudável, nada de pastilhas, de dietas loucas, bastou acreditar em mim próprio, ter diariamente uma grande disciplina na alimentação e fazer de cada treino uma última oportunidade de fazer mais e melhor, ter o céu como limite, treinar para além da exaustão. Tipo o treino que realizei ontem, corri 30 Km em 02:31:16, consegui dar a volta a cidade do Porto, e podem ter a certeza que custou muito mais os vinte minutos na passadeira em Julho de 2011.
Como objectivo este ano a nível desportivo, tenho três grandes provas que quero concluir, no próximo mês de Maio a meia maratona da Régua, onde espero baixar da 1 hora e 40m, depois a meia maratona da cidade de Porto e em Novembro o meu grande objectivo a Maratona do Porto, onde tenho dois grandes objectivos para atingir, concluir a maratona abaixo das 3 horas e meia e com menos de 80Kg. Acho que devemos colocar sempre objectivos naquilo que fazemos, para assim tentar sempre nos superar.
Como conclusão quero deixar aqui uma palavra de incentivo: Aqueles que como eu foram ou são pessoas obesas, não entrem em dietas loucas, pastilhas ou remédios milagrosos, podem ter a certeza que fica bem mais barato seguir o meu percurso… calçem umas sapatilhas e comecem a caminhar, não queiram emagrecer ou ver resultados ao fim de uma semana, pois na realidade também não ficamos obesos em 15 dias. Criem objectivos para vós próprios e com rigor na alimentação e no treino, podem ter a certeza que a nossa inimiga balança vai passar a nossa melhor amiga. Outro concelho que vos deixo não se pesem todos os dias, eu pesava-me de 15 em 15 dias e cada kg, ou melhor cada grama é uma batalha vencida desta nossa guerra, mas podem ter a certeza que no final serão pessoas muito mais felizes e saudáveis.
Para terminar um grande obrigado, ao professor/mister e grande amigo Nuno Marques, a toda a Equipa do Clube de Corrida, a minha Sobrinha Marta Martins (campeã Nacional de atletismo), e em especial aos meus filhos Rute Juliana pelo apoio diário, nunca me vou esquecer que um dia ela queria me dar um abraço e disse-me “pai os meus braços não chegam para te abraçar”, hoje sinto me feliz pois ela já me consegue abraçar, ao meu Filho Ruben Tiago deixo aqui uma palavra de incentivo que este meu texto seja aquele click que te falta, bora lá rapaz ……
Prometo em Novembro vos enviar o meu resultado da Maratona do Porto e uma foto minha com o peso abaixo dos 80 Kg.

“Bora lá” atletas e boas provas para todos..


Damião Antonio da Silva Pacheco

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostou do meu Blog? Envie a sua opinião para lmbgouveia@gmail.com