Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Tracção lombar e Fisioterapia

De acordo com estatísticas do Centro Nacional de Saúde americano, o número de pessoas incapacitadas, como resultado de lombalgia, nas últimas décadas foi quatorze vezes maior do que o crescimento populacional e também é a segunda maior queixa médica.
As formas de fisioterapia tentam diminuir a pressão intra discral que age sobre a raiz do nervo.
O espasmo muscular, por um mecanismo de compensação da dor, impede a acção de uma tracção (estiramento) entre as vértebras.
Por isso, a eficácia da tração lombar no tratamento das dores lombares cronicas tem sofrido várias contestações.
P. Borman e colaboradores, fisiatras, do Hospital Numune, de Ankara,
Turquia, estudaram 42 pacientes, com pelo menos 6 semanas de doreslombares, que foram submetidos a 2 testes: o Oswestry disability index (ODI) para avaliar as incapacidades físicas e componentes emocionais em uma escala de 1 (sem dor) até 10 (dor insuportável) para avaliar a dor (visual analog scale - VAS).
Os pacientes foram divididos em 2 grupos de forma aleatória, ao acaso, sendo formados de forma idêntica em relação ao sexo e idade. O grupo 1, formado por 21 pacientes, recebeu 10 sessões de fisioterapia; calor local, massagem com ultra-som na lombar, exercícios ativos, além da escola de Postura.
O grupo 2, com 21 pacientes, recebeu isso tudo mais a tração lombar. Os 42 pacientes foram reavaliados, depois de 3 meses ao término do tratamento, pelos testes antes aplicados. Ambos os grupos tiveram de forma equivalente, 70% de satisfação, logo após o término do tratamento realizado, e uma redução da incapacidade e das dores.

A redução total ou uma grande redução das dores foi de 47.6%, no grupo 1 e 40%, no grupo 2. O grande diferencial foi que 51% dos pacientes que continuaram com os exercícios recomendados tiveram menores pontuações de incapacidade e dores do que aqueles que não continuaram com os exercícios. Os autores concluem que a tracção lombar não trouxe melhora significativas nesse grupo de pacientes. Os autores recomendam que os exercícios e escola de postura são os melhores tratamentos para os pacientes com lombalgia crônica.
 Fonte :: Rheumatol Int 2003 Mar;23(2):82-6

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostou do meu Blog? Envie a sua opinião para lmbgouveia@gmail.com