Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Obesidade e joelho

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já alertou sobre a relação da obesidade como causa de doenças como diabetes tipo 2, cardiopatia, acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão arterial e certos tipos de câncer. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – divulgou no final de 2004 que 40,6% dos brasileiros, ou 38,8 milhões de pessoas adultas, estão acima do peso.A obesidade atinge todas as classes sociais, já é um problema maior que a desnutrição, atingindo 4% da população. A Pesquisa do IBGE é realizada com pessoas acima de 20 anos, pode passar uma imagem distorcida da questão obesidade/desnutrição no Brasil.
É necessário saber o que aconteceu com a pessoa antes dela chegar aos 20 anos, para poder entender a causa do seu sobrepeso agora. Se em alguma fase importante do crescimento, uma criança sofreu um processo de desnutrição, com certeza chegará à idade adulta com uma altura inferior ao que seria esperado. Quando isso
acontece, a pessoa apresenta menos massa corporal, menor número de células, e um mecanismo deficiente de adaptação à comida.
Então, tendo acesso à alimentação de centros urbanizados, é bastante provável que desenvolva um peso maior do que deveria. Ou seja, torna-se um adulto de estatura baixa, e peso alto para a estatura.
É bom lembrar que a Pesquisa do IBGE verificou o IMC - Índice de Massa Corporal, que relaciona peso e altura. Quanto menor a altura, maior a influência do peso na determinação de um IMC elevado. Em estudos anteriores, realizados com crianças, o IBGE chegou a números que permitem supor que a desnutrição entre elas é muito maior do que os 4% apontados em adultos agora. Uma pesquisa de 1996 encontrou muitas crianças com déficit de estatura para a idade, o que é um forte sinal de desnutrição. Por exemplo, 18% das crianças na região Nordeste, 16% na região Norte e 20% na Zona Rural estavam com déficit de estatura para a idade, o que as tornavam candidatas a apresentar sobrepeso ou obesidade na fase adulta. P.Manninen e colaboradores, reumatologistas da Universidade de Kuopio, na Finlândia acompanharam o 220 homens e mulheres de 20 a 50 anos de idade que tiveram uma variação de peso, e compararam a uma população de 415 pessoas da mesma cidade com mesma idade e de distribuição entre os sexos igual, mas cujo peso se manteve constante. Aos 75 anos de idade, constataram nos arquivos médicos dessa Universidade que tinham uma artrose de joelho grave, a tal ponto que precisou fazer uma artroplastia total do joelho (ou seja o joelho ficou tão danificado e dolorido que precisaram substituir por uma prótese de metal).
As relações das probabilidades de chegar aos 75 anos, e precisar fazer a cirurgia foi 3 vezes maior para aquelas pessoas com peso normal na idade de 20 anos, e de excesso de peso em duas ou em três das idades 30, 40 ou 50 anos, e um risco maior de 3,15 vezes maior se o excesso de peso só aparecesse aos 30 anos, mas a surpresa foi verificar que o risco é menor ou seja 2,37 vezes para aqueles que já tinha um excesso de peso na idade de 20 anos. Os pesquisadores concluíram que os gordos que tem um peso constante de 20 aos 50 anos, tem menos chances de terem uma artrose grave no joelho aos 75 anos do que os jovens que mantém
a forma física aos 20 ou ate os 30 anos, e passam a engordar depois dos 30 anos.
 
Fonte :: Ann Rheum Dis. 2004 Nov;63(11):1434-7

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostou do meu Blog? Envie a sua opinião para lmbgouveia@gmail.com