Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Queimaduras e exercícios

É conhecido o facto de que a resposta muscular, após a queimadura e um acentuado aumento do catabolismo, leva a uma fraqueza, que é persistente. O. E. Suman e colaboradores, fisioterapeutas, do Shriners Hospitals for Children, na cidade de Galveston (Texas), submeteram crianças que sofreram queimaduras, a um programa com exercícios de resistência para aumentar a força e a massa muscular. Os autores realizaram um estudo com 35 crianças que tiveram uma queimadura de mais de 40% do total do corpo.
No grupo A, 19 crianças foram submetidas a um programa de reabilitação de 12 semanas completado com exercícios de resistência e no grupo B, 16 crianças fizeram a reabilitação, em casa, sem os exercícios. Constataram, com provas objetivas, que a força dos músculos das pernas estava mais forte e com maior massa muscular do que as crianças do grupo A.
(J Appl Physiol. 2001 Sep;91(3):1168-75)
Esse mesmo grupo de fisioterapeutas tentou verificar se a administração da hormona de crescimento recombinante (recombinant human growth hormone - rHGH), que funciona como anabolizante, e exercícios podem aumentar a força e a massa muscular, de crianças com queimaduras graves, isto é, com acima de 40% da área corporal queimada.
Os autores criaram 4 grupos
de comparação, de crianças de 7-17 anos, randomizados, ou seja, que foram colocados em cada um dos grupos de forma aleatória, ao acaso. O Grupo 1 tinha 10 jovens que participaram de 12 semanas, no hospital, de um programa de reabilitação, exercícios e receberam 0.05 mg/ kg/ dia de rHGH. O Grupo 2 tinha 13 jovens que participaram de 12 semanas, no hospital, de um programa de reabilitação, exercícios e receberam soro fisiológico injetável, ao invés do rHGH. O Grupo 3 tinha 10 jovens que participaram de 12 semanas de um programa de reabilitação feito em casa, mas, sem exercícios. O Grupo 4 tinha 11 jovens que participaram de 12 semanas de um programa de reabilitação em casa, sem exercícios e receberam soro fisiológico.
A percentagem média de aumento de massa muscular não foi significativa nos grupos que não fizeram exercícios, mas, o aumento da força muscular foi maior no Grupo 1, com o rHGH e exercícios, comparado ao Grupo 2 (P = 0.008). Os autores concluem que o rHGH não contribui para o aumento da massa muscular, mas, sim da força, desde que associado aos exercícios.
 Fonte :: J Appl Physiol. 2003 Jun;94(6):2273-81

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostou do meu Blog? Envie a sua opinião para lmbgouveia@gmail.com