Pesquisar neste blogue

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Artrite Reumatóide


Dr Rui Ferreira Mauri Cotez



O que é

A Artrite Reumatóide ataca 1% da população mundial independente de raça ou pais de origem. As mulheres são 2 a 3 vezes mais propensas do que o homem, aparecendo entre os 25 e 50 anos. Pode aparecer também em criança - Artrite Reumática Juvenil com sintomas e prognóstico diferentes.
Literalmente ARTRITE significa inflamação de uma articulação, que como uma dobradiça move no sentido que está previsto. As superfícies ósseas das articulações são cobertas por um tecido mole muito especial chamado CARTILAGEM, que está em contato com a outra parte. Essas superfícies são lubrificadas por um líquido, LIQUIDO SINOVIAL, que as protege. Várias doenças causam inflamação nesse líquido, destroem essas superfícies articulares e o contato que antes era macio, cartilagem com cartilagem, vai se modificando, cartilagem com osso, osso com osso o que provoca dor e deformidade que pode chegar ao grau máximo que é a ANQUILOSE. Pode ocorrer em qualquer articulação do corpo.Outras causas de artrite: inflamação, gota e psoríase

O Que Causa

A Artrite Reumatóide - AR, afeta as células que atapetam e lubrificam as articulações (Tecido Sinovial). É uma doença sistêmica que pode afetar múltiplas e qualquer articulação, usualmente os dois lados. A articulação inflama, edemacia e destrói as superfícies articulares. O edema tenciona os ligamentos em volta da articulação o que causa instabilidade e deformidade. A inflamação pode afetar os tendões, estruturas que ligam os músculos aos ossos, podendo rompe-los tanto pela doença, quanto pela fricção em partes ósseas desgastadas com a doença.

Sinais e Sintomas

Rigidez, edema e dor são os sintomas comuns a todas formas de artrite na mão. Na artrite reumatóide - AR, algumas articulações podem estar mais edemaciadas do que outras. Presença de nódulos dorsais, barulho de crepitação durante os movimentos, caída e desvio dos dedos, deformidades nos dedos. Pode aparecer repentinamente com várias articulações acometidas.

Diagnóstico

Normalmente o paciente com artrite reumatóide é tratado pelos reumatologistas ou clínicos gerais. O primeiro teste de laboratório a ser pedido é a VSM - Velocidade de Sedimentação Média, teste que mede o depósito das células vermelhas em um tubo de ensaio. Quando aumentado significa uma inflamação ativa. Muitas pessoas, 70% dos pacientes com AR, apresentam anti corpos, Fator Reumático, que está presente também em outras doenças.



Tratamento

Raramente a AR cura espontaneamente. O tratamento alivia a sintomatologia em 75% dos casos e varia desde medidas conservadora, drogas e cirurgias. É importante afirmar que é uma doença sistêmica e que a cirurgia tem suas indicações precisas em duas fases bem distintas: Fase de proliferação sinovial, onde ocorre o aumento do volume das articulações e na fase de destruição articular.
Na Fase da Proliferação Articular, que com redução da dor e da inflamação, a presença do tecido inflamatório em contato com a articulação e tendões, provoca sua destruição. O aumento de volume articular distende todas estruturas ligamentares que sofrem a ação de forças normais da mão, desviando os dedos e o punho. Nessa fase é indicada uma TENÓLISE - limpeza dos tendões acometidos e ARTRÓLISE - limpeza articular. Essa cirurgia realizada precocemente pode impedir ou retardar as grandes deformidades da AR na mão.
Na Fase da Destruição Articular, onde as deformidades já estão estabelecidas, outros tipos de cirurgia são indicadas: correção de deformidade em botoeira, pescoço de cisne e dedo em martelo com técnicas especiais para cada caso. Nos casos severos de ANQUILOSE - destruição e rigidez da articulação, às vezes dolorosas ou mal posicionadas, será necessário a realização de uma ARTRODESE - retirar os restos articulares e fixar essa articulação em posição correta ou uma ARTROPLASTIA que é a substituição da articulação com uma prótese, que proporciona tanto uma mão mais estética e uma boa função.
Exemplos de casos clínicos do Dr. Rui Ferreira
Fonte: http://www.sosmaorecife.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostou do meu Blog? Envie a sua opinião para lmbgouveia@gmail.com