Pesquisar neste blogue

domingo, 27 de abril de 2014

Conceito de Halliwick


Conceito de Halliwick

James McMillan desenvolveu o conceito Halliwick desde 1950, como um método de natação para pessoas com necessidades especiais. Ele baseou o conceito no seu conhecimento sobre fluidos mecânicos e somou isso a conceitos teóricos e observações realizadas, com as reações do corpo humano no ambiente aquático. Essa combinação de fluidos mecânicos com respostas neurobiológicas do corpo conduziram para uma sequência de aprendizado sensório-motor, chamado de Programa de Dez Pontos. Esta seqüência conduz uma pessoa da adaptação na água para uma progressão básica de natação. Um tópico central no programa é a realização do controle das rotações em torno dos vários eixos do corpo. Essas rotações ocorrem devido ao chamado “efeito metacêntrico” , isto é, a relação entre as forças gravitacionais e a flutuação. Essa relação é alterada por mudanças no formato e/ou densidade que ocorre em um corpo com alterações. Então uma avaliação minuciosa de ambas as mudanças no formato e na densidade é necessária para predizer os problemas rotacionais que um nadador com problemas especiais pode ter.

A ordem em que é o Programa de Dez Pontos é ensinado é:
  1. controle mental e desprendimento; ajuste ao ambiente;
  2. controle da rotação sagital; restauração do equilíbrio;
  3. controle da rotação transversal;
  4. controle da rotação longitudinal;
  5. controle da rotação combinada;
  6. empuxo/inversão mental;
  7. equilíbrio em quietude;
  8. deslizamento turbulento;
  9. progressão simples; movimento;
  10. movimento básico do Halliwick;
Os dez pontos têm três estágios de aprendizado motor, mostrando a filosofia do processo/orientado do conceito. O conceito é muito popular em reabilitação neurológica e pediátrica e frequentemente é chamado de “Bobath na água”.
Em 1974 McMillan foi chamado para desenvolver um sistema de exercícios, baseado no Programa de Dez Pontos, pelo médico-diretor do Bad Ragaz Health Spa Centre na Suíça. O projeto de pesquisa durou cinco anos, para que os Exercícios Aquáticos Específicos (WSE) ou Abordagem Lógica da Terapia na Água fossem desenvolvidos.

WSE leva em conta todos os elementos que são importantes no planejamento, execução e avaliação da terapia de exercícios na água. Então é uma decisão clínica usar um sistema, que permita escolher entre mais ou menos 10.000 opções, combinadas nas seguintes categorias:

tratamento objetivo;
planos rotacionais;
postura de início;
técnicas de tratamento (incluindo a escolha da profundidade);
modo de tratamento;

O Programa de 10 Pontos do Conceito Halliwick 
- RESUMO - 

Ponto 1 Ajuste Mental



Aprender a reagir adequadamente à água. De grande importância é o ajuste à Mecânica dos Fluidos (empuxo, condições do fluxo, ondas). Controle respiratório também é um tópico importante deste ponto.


Ponto 2 Controle da Rotação Sagital



 A habilidade em controlar movimentos com componentes esquerdo-direito em torno do eixo sagital do corpo, especialmente em posições eretas.


Ponto 3 Controle da Rotação Transversal



A habilidade em controlar movimentos em torno de um eixo transversal do corpo, p.ex, deitando, levantando, balançando em uma posição de cadeira de balanço.

Ponto 4 Controle da Rotação Longitudinal



A habilidade em controlar movimentos em torno do eixo longitudinal do corpo. Especialmente importante em supino: rotação completa de supino a supino (360º).

Ponto 5 Controle da Rotação Combinada



 A habilidade em controlar um movimento "em saca-rolhas" em torno de um eixo resultante da combinação de dois eixos anteriores, p.ex, girando para supino enquanto cai à frente.

Ponto 6 Flutuação / Inversão Mental



O paciente deve compreender que a água apoia e que ele não afundará.


Ponto 7 Equilíbrio em Repouso



Manter uma posição de uma maneira estável e relaxada sem movimentos compensatórios de braços ou pernas, p.ex, ereto, posição em cadeira, oblíquo, supino.


Ponto 8 Deslizamento Turbulento




 O paciente desliza no "vácuo", ou seja, na esteira formada pela marcha do terapeuta para trás. O paciente deve controlar movimentos indesejados da cabeça e do tronco.


Ponto 9  Progressão Simples



 Um pequeno movimento de natação com as mãos como preparação para uma verdadeira atividade propulsiva. Importante é ter um controle de tronco automático.


Ponto 10 Movimento Básico do Halliwick



 Um movimento de natação propulsivo com os braços (remada). Admissível uma adaptação individual decorrente de uma deficiência.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostou do meu Blog? Envie a sua opinião para lmbgouveia@gmail.com