Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Reumatismos degenerativos ou artroses

As artropatias crônicas não inflamatórias, as artroses, caracterizam-se ao mesmo tempo por alterações da cartilagem articular uma proliferação do tecido ósseo subcondral e lesões congestivas e fibrosas sinoviais.
As causas locais serão mecânicas, quer dizer, de sobrecarga articular com um papel importante da pressão articular e inúmeras causas gerais são citadas como factores favoráveis ao desenvolvimento da artrose: a idade, a hereditariedade, certos problemas metabólicos, endócrinos, circulatórios.
A sintomatologia será essencialmente dolorosa de tipo mecânico e de deformação e limitação articular. 
É essencialmente causada pelo uso e erosão da articulação afectada.
No exame Rx, uma artrose mostra uma redução no "espaço articular" pois a articulação está progressivamente se desgastando. Se toda a cartilagem for perdida por desgaste, a articulação fica então "osso com osso". Após isso ter ocorrido, os ossos marginais da articulação se espessam e podem formar osteófitos ou esporões.
Embora existam vários tipos de artrite, a degeneração articular produz muitos sintomas e sinais comuns. Os mais comuns são dores e enrijecimento. Estes sintomas são sempre mais intensos quando uma articulação é movimentada após ter permanecido por um longo período de tempo em repouso. Isto ocorre porque a articulação teve a sua lubrificação e nutrição limitadas durante o repouso.
As articulações com artrite podem também ficar mais dolorosos se estiverem sido expostas a actividade muito intensa. As articulações não são suficientemente saudáveis para suportar tal carga de trabalho.
O enrijecimento presente nas articulações com artrite podem resultar da dor, deterioração da articulação ou encurtamento dostecidos moles secundários. Diminuição na força e na resistência muscular são também problemas para pacientes com artrite. Por esta razão recomendo um programa de fortalecimento gradual para manutenção de um nível funcional de força. Os exercícios aquáticos não modificarão a deterioração articular e podem apenas temporariamente aliviar a dor, mas são um excelente meio de reverter o encurtamento dos tecidos moles secundários. Muitos pacientes com artrite preferem um programa de exercícios aquáticos, por que são considerados mais confortáveis de se executar que exercícios de fortalecimento em terra, especialmente para as articulações que suportam o peso do corpo.

A cinesioterapia terá quatro grandes finalidades :

- Manter as amplitudes articulares;
- Manter a força dos músculos periarticulares
- Limitar as retrações e dores
- Ensinar a um estilo de vida de "economia" articular 

Recomendo a participação de tratamentos profilático por meio de uma reeducação correcta dos traumatismos, correcção das deformações e da estática geral.

As técnicas utilizadas serão essencialmente:

-Electroterapia e termoterapia antálgica (Calores húmidos, Ondas Curtas e Micro Ondas, Ultra-som, ionizações);
-Massagem descontraturante;
-Mobilizações articulares sem carga;
-Tonificação periarticular, principalmente isométrica;
-Correção da estática e da marcha;
-Ergoterapia funcional;
-Hidrocinesioterapia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostou do meu Blog? Envie a sua opinião para lmbgouveia@gmail.com