Pesquisar neste blogue

terça-feira, 22 de maio de 2012

Os músculos abdominais


Os músculos abdominais
Quem são e como trabalhar?

Os músculos abdominais têm como principal função proteger as vísceras e promover uma pressão interna que auxilia em diversas necessidades fisiológicas. Mas a parte mais interessante para todos é a estética, quando se vê um abdomen “chapado” ou “em tanquinho”. Mas vamos olhar com mais atenção e verificar se na actividade física que normalmente pratica está incluido o trabalho de todos os músculos abdominais.



Recto do abdomen – é o músculo mais superficial, por isso o mais conhecido, pois quando fortalecido é o músculo que aparece.
Acção: Sua função é flexionar a coluna vertebral aproximando o tórax e a pelvis anteriormente.


Oblíquo interno – forma a camada média da parede abdominal lateral, está localizado entre o transverso do abdomen e o obliquo externo.
Acção: bilateralmente flexiona a coluna auxiliando na respiração e em conjunto com os oblíquos externos produz rotação da coluna.


Oblíquo externo 
Acção: bilateralmente flexiona a coluna vertebral e inclinam a pelvis para trás. Em conjunto com os oblíquos internos produz a inclinação lateral da coluna, aproximando o tórax do quadril lateralmente.


Transverso do abdomen – é o músculo mais profundo.
Acção: funciona como uma cinta natural para protecção da coluna vertebral. A sua acção acontece em diversas situações, sendo este músculo em condições saudáveis activado antes de realizar qualquer movimento do corpo.



pilates oferece um grande repertório de exercícios que incluem todos os músculos abdominais, sendo a actividade mais indicada para quer deseja tonificar esta região.


Fonte: House Pilates

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostou do meu Blog? Envie a sua opinião para lmbgouveia@gmail.com