Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Anatomia Ombro

O ombro, a articulação mais móvel do corpo humano, é denominado por complexo articular, uma vez que da sua constituição fazem parte não uma mas sete articulações que se movem sincronizadamente, sendo elas: gleno-umeral, supra-umeral, acrómioclavicular, escápulo-torácica, esterno-clavicular, esterno-costal e costo-vertebral. Como tal, um comprometimento de qualquer uma destas resulta numa incapacidade.




Articulação Gleno-umeral
A gleno-umeral, classificada por enartrose, é uma articulação verdadeira entre a cabeça do úmero e a cavidade glenóide.

Esta última, possui o bordalete glenóideu de origem fibrosa, este consiste numa prega da porção anterior da cápsula que permite uma maior congruência óssea e por conseguinte maior estabilidade, no entanto, desaparece aquando da rotação lateral; este devido à sua secção triangular diminui de espessura de fora para dentro, ou seja, é mais largo na periferia que no interior. Logo, apenas uma pequena porção da região convexa da cabeça umeral se encontra em contacto com a cavidade em qualquer momento, provocando uma relação instável, a qual vai ser combatida pela acção dos músculos peri-articulares e dos elementos cápsulo-ligamentares, que permitem a contenção articular.

Para além disso, é na sua face superior que se insere o tendão da longa porção do bícipede, de origem intracapsular mas extrasinovial, é impedido e sair da goteira bicipital pelo ligamento transverso.

Relativamente à cápsula, esta fixa-se em torno da borda glenoidal e do cólo umeral, e os seus espessamentos originam os ligamentos que vão combater movimentos exagerados. A sua saída encontra-se impedida quer pela forma da cavidade glenóide quer pela acção dos músculos peri-articulares, também denominados por músculos da coifa dos rotadores.


As diferentes posições do braço vão actuar sobre a cápsula, assim:
 
Posição do braço                                                  Tensão / Frouxidão

Pendente                  Tensão da porção superior da cápsula, o que impede a deslocação inferior do úmero.
                                 Porção inferior da cápsula frouxa e pregueada.

Abdução a 180º       Tensão da porção inferior da cápsula.
                                 Porção superior frouxa e pregueada.

Abdução a 90º         Frouxidão das porções superior e inferior, o que provoca instabilidade.

Rotação lateral       Tensão da porção anterior da cápsula.
                                 Frouxidão da porção posterior da cápsula.

Rotação medial       Tensão da porção posterior da cápsula.
                                 Frouxidão da porção anterior da cápsula.

 Anteriormente, o reforço capsular é da responsabilidade dos ligamentos gleno-umerais superior, médio e inferior, que se tensionam de diferentes formas consoante o movimento do ombro realizado, como se pode observar através do seguinte quadro:

Movimento                        Tensão / Frouxidão

Abdução                           Tensão dos ligamentos gleno-umerais médio e inferior.
                                          Ligamento gleno-umeral superior frouxo.

Rotação lateral                Tensão dos ligamentos gleno-umerais superior, médio e inferior.

Rotação medial                Tensão dos ligamentos gleno-umerais superior e médio.
                                          Ligamento gleno-umeral inferior frouxo.


É importante salientar que o espaço compreendido entre os ligamentos gleno-umerais médio e inferior constitui um ponto fraco da estabilidade ligamentar, pois em caso de luxação anterior do ombro, a cabeça do úmero pode passar.


Quanto ao reforço da parte posterior da cápsula articular, devido à inexistência de ligamentos verdadeiros, é da responsabilidade dos tendões dos músculos supra e infra-espinhoso e pequeno redondo, que passam por trás da articulação.
Por cima desta articulação existe uma abóboda ósteo-fibrosa, constituída pelo acrómio, apófise coracóide e ligamento coraco-acromial, sendo um obstáculo à progressão dos movimentos de elevação do braço, como acontece na abdução. Assim, nos cerca de 90º de abdução o grande tubérculo do úmero entra em contacto com o acrómio impossibilitando o restante movimento, que só é possível com a rotação externa do braço ou com a rotação superior da omoplata. Aquando deste movimento, vai ser a bolsa sub-deltoideia a responsável pelo alívio de tensão do ligamento coraco-acromial.

Articulação Acrómio-clavicular

A articulação acrómio-clavicular, articulação verdadeira do tipo plano, localiza-se entre a extremidade acromial da clavícula e o acrómio da escápula.

A sua cápsula fibrosa encontra-se fixada às bordas das suas superfícies articulares e revestida por uma cápsula sinovial, e embora fraca, é fortalecida na parte superior pelo ligamento acromio-clavicular e por fibras do músculo trapézio. A estabilidade desta articulação é garantida pelos ligamentos acrómio-claviculares superior e inferior, coraco-claviculares, trapezóide e conóide.

Articulação Escápulo-torácica

Articulação falsa, plana entre a escápula e a grelha costal, como tal ocorre um deslize entre ambas as estruturas que permite a deslocação da omoplata em todas as direcções. A escápula, na sua posição normal, estende-se da 2ª à 7ª costela, sendo separada do toráx por músculos e bolsa.

Articulação Esterno-clavicular

A articulação esterno-clavicular, articulação sinovial do tipo sela, é caracterizada por ser a única que proporciona o contacto entre o membro superior e o tronco. Possui menisco para corrigir eventuais incongruências e pode ser facilmente palpada, uma vez que a extremidade medial da clavícula se situa acima do manúbrio do esterno. Esta articulação permite movimentos de pequena amplitude na extremidade interna da clavícula que resultam em grande amplitude na extremidade externa.


A sua cápsula fibrosa, revestida pela cápsula sinovial juntamente com ambas as superfícies do disco articular, envolve toda a articulação, incluindo a epífise na extremidade esternal da clavícula. Embora delgada inferiormente, as suas restantes porções são fortes, visto que se encontram reforçadas pelos espessamentos da mesma, isto é, pelos ligamentos esternoclaviculares anterior e posterior e na parte superior pelo ligamento interclavicular.

Articulações Supra-umeral, Esterno-costal e Costo-vertebral

As articulações supra-umeral, esterno-costal e costo-vertebral são articulações falsa, verdadeira e verdadeira, respectivamente.

Músculos

O complexo articular do ombro é constituído por músculos ventrais, laterais e dorsais, como se pode verificar através do seguinte quadro:
 
Músculos do complexo articular do ombro


Músculos Ventrais

Grande Peitoral
Pequeno Peitoral
Subclávio
Subescapular

Músculos Laterais

Deltóide
Supra-espinhoso

Músculos Dorsais

Infra-espinhoso
Grande Redondo
Pequeno Redondo

1 comentário:

  1. Amigo eu trabalho em uma transportadora, eu entrego 5000kl por dia e ja estou com um broblema no ombro direito, o qual eu apoio o peso.
    OBAS; agora quando eu fasso qualquer movimendo fas um barulho e estralos fortes como estivece souta algum osso e este osso mas destacado do ombro estar maior do lado direito. oque eu fasso?

    ResponderEliminar

Gostou do meu Blog? Envie a sua opinião para lmbgouveia@gmail.com